terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nossas flores de dezembro



Olá,gente querida!!!

 Enfim chegou o mês festivo de dezembro, repleto de extremos, com dias flutuando entre sol e calor, e tempo de fortes ventos, muito chuvoso ou bem nublado,com temperaturas mais agradáveis e amenas.

Mas apesar desta estranha "gangorra" das temperaturas do nosso dezembro carioca, as plantinhas aqui do nosso pequeno "jardim-quintal", andam animadas e nos oferecendo suas encantadoras flores... Pra nós sempre preciosas dádivas de Deus e desta nossa maravilhosa natureza brasileira!

Então, desta vez, trago aqui este singelo desfile das "flores de dezembro", como uma delicada maneira de registrar e guardar todo esse encantamento desta linda época do ano!

Assim sendo, para começar o nosso florido desfile, primeiro apresento estas nossas queridas orquídeas liláses, cujo cacho de delicadas flores já há muitos dias enfeitam a nossa varanda...
Uma floração tão bela e exótica que encanta os olhos da gente!


Depois dessas belezinhas, trago aqui as flores pequenas, mas muito graciosas, de nossa begônia, que faça chuva ou sol, tem nos oferecido suas flores durante toda esta primavera... Um belo exemplo de persistência e alegria de viver contidas numa planta!



Em seguida, na nossa " passarela", chega uma inusitada floração de uma antiga bromélia, que vive conosco à muitos anos... Uma alegria pra mim, vê-la florescendo novamente depois de tanto tempo!



E acho que nem preciso falar sobre as conhecidíssimas "marias sem vergonha", que embora carreguem este "suspeito nome ", na verdade são plantas bem resistentes e que abrem suas flores ao longo de toda a jornada anual, colorindo e trazendo alegria até aos terrenos abandonados e esquecidos do mundo...Uma plantinha guerreira e cheia de vida e alegria!



E colorindo a entrada de nossa casa, nossos "camarões amarelos e vermelhos" dão as boas vindas aos nossos visitantes... Plantados por nós no finalzinho do ano passado, eles cresceram de forma exuberante e estão simplesmente maravilhosos, formando arbustos de rara beleza!


Realmente enfeitam qualquer cantinho e pelo jeito adoram esse clima de dezembro!



Mais adiante, os nossos queridos e grandes antúrios que também encantam os olhos de quem por aqui passa...Sempre floridos e elegantes!


Não nos esquecendo de que na realidade, as flores dos antúrios são minúsculas e se estendem ao longo do seu comprido pendão amarelo, e a parte colorida é na verdade o que chamamos de "bráctea", ou seja, uma folha modificada que serve de apoio às florzinhas tão pequeninas... Pequenos e interessantes detalhes da natureza!

O mesmo se sucede com o chamado "lírio da paz", que também sempre nos encanta com suas "flores" muito branquinhas e delicadas nestes dias de dezembro...



E nesta nossa "passarela de dezembro" aqui em nosso cantinho, não poderia deixar de faltar essas pequeninas e tubulares florzinhas vermelhas, que também nos dão suas flores praticamente todos os dias, cujo nome verdadeiro ainda não consegui descobrir... Um mistério pra mim! (Rs...)



E para representar as "top models" daqui de nosso pequeno jardim, eis uma linda flor de um dos nossos vários hibiscos, uma das minhas flores preferidas no mundo... Amo todas as flores,mas estes exóticos e grandes hibiscos são uma das minhas verdadeiras paixões!


Completando seu quarto aniversário neste finalzinho de ano, este nosso hibisco foi o primeiro desta nossa singela "coleção" dessas maravilhosas flores tropicais.  Chegou por aqui como um simples pedaço de galho, retirado de uma planta da casa de uma amiga. Foi dado até como "morto", mas inesperadamente "renasceu" e deu sua primeira flor em meados de dezembro...Um verdadeiro milagre de Natal!
      E eu daqui do nosso amado cantinho, espero que vocês tenham apreciado e se alegrado com as nossas queridas flores e plantinhas, e aproveito pra desejar que o dezembro de vocês seja muito florido, leve, suave e bonito como um belo e iluminado jardim!

Beijos carinhosos das flores daqui!!!!

3 comentários:

  1. Plantas e flores sempre me alegram...que lindo hibisco, aqui é difícil de cultivar um, acho que não gosta de geadas.
    Um bom ano pra ti e família!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. qual o nome desta ultima flor?

    ResponderExcluir
  3. A flor é Kohleria, que vc queria saber o nome. Procure por ela no google que vais encontrar a tua.

    ResponderExcluir

Pra mim é sempre uma alegria ler o teu gentil comentário! Volte sempre e muito obrigada pela atenção e carinho!!!